Linha Pombagira na Umbanda
Já foi escrito que Pombagira é “mulher da vida”, “rameira”, espírito do baixo astral”, “prostituta”, “vampira” e etc. Mas ninguém atentou para o fato de que, se uma religião a acolheu como uma de suas linhas de trabalho espirituais, então, ela não seria nenhuma das descritas acima. Claro que ela não é “flor que se cheire”, porém faz o que a Lei Divina determina.
Vamos o significado de seu nome no protuguês: Pomba é um pássaro usado no passado como “correio”, “os pombos correios”. Gira é movimento, caminhada, deslocamento. Portanto Pombagira significa mensageira dos caminhos da esquerda, trilhados por todos os que se desviaram dos seus originais caminhos evolutivos e que se perderam nos desvios da vida.
Infelizmente muitos médiuns agem de forma totalmente incorreta e aproveitam da linha da esquerda para extravasar seus desejos íntimos e culpando-os de qualquer mau comportamento. Ocasionando assim, o aumento do preconceito não só com a religião, mas também com essa linha de trabalho tão necessária.
Vamos esclarecer essa importante linha de trabalho dentro da Umbanda.
As Pombagiras são esgotadoras do íntimo de pessoas negativadas e da sexualidade degenerada. Seu trabalho é equilibrar o Ser que está vivendo decepções, frustrações e etc.
São encantadoras, tagarelas, fofoqueiras e acima de tudo autênticas. Todos que aproximam dela ou com ela se consultam, despertam o desejo de recolher seus “pedaços” e seguirem adiante, pois a frente tudo será melhor…e mais prazeroso!
Só Pombagira traz em si o poder de gerar o fator interiorizador, que cria interiores em tudo o que deixa de ser intenção e adquire existência. Exemplo: Ela aflora no exterior dos seres a beleza interior de cada um, ou aflora a feiúra desenvolvida por cada um na longa jornada evolucionista. Ela trabalha nos bloqueis internos, mágoas, decepções, frustrações e etc., fazendo com que fiquemos limpos desse “lixo interior”, e possamos seguir nosso caminho mais leve.
Enquanto Exu rege e guarda o “lado de fora” da Criação, a Pombagira ela rege e guarda o interior ou o “lado de dentro” das coisas criadas. Ela tem conhecimento de tudo que vibra no interior do ser.
A encruza em forma de “T” é uma de suas moradas tem um simbolismo importante, porque tanto pode significar a entrada de Pombagira nos caminhos alheios, como pode significar a saída à esquerda de todos nós que enviamos para os domínios dela tudo o que está atravancando os nossos caminhos.
Pombagira gera e irradia de si o tempo todo o fator estimulador, cuja função é estimular cada coisa criada a realizar sua parte ou seu trabalho no meio onde vive e evolui.
Exemplo: uma terra seca, sem condições de plantio, normalmente é colocado fertilizantes para que essa terra volte a vida. Ou seja, o fertilizante será o estimulo para terra.
Esse fator estimulador que ela gera no interior das pessoas tem a capacidade de desencadear reação produtiva, ou seja, buscar um novo emprego, sair da rotina, estudar coisas novas e etc.
Quando nos sentimos “desgostando” das coisas, se faz necessário se realinhar com sua “Pombagira Pessoal” para que volte a receber os estímulos mais adequados a vida. Quando voltamos ao nosso equilíbrio interior, ela cessa sua atuação.
Na sexualidade ela rege sobre o desejo, sobre os estímulos e sobre o libido feminino. Nessas áreas ela é senhora e é responsável pela manutenção da paz, da harmonia e do equilíbrio nos elementos femininos.
Os desejos íntimos não realizados das pessoas, são os principais desequilíbrios internos. Engana-se quem limita a palavra ‘desejo’ só com as coisas relacionadas ao sexo. Abrange a tudo o que desejamos e não tivemos êxito. Toda insatisfação seja magoa, ressentimento, inveja, frustrações, decepções, ódio e etc., ressoam em Pombagira.
Vejamos alguns fatores de Pombagira:
- Estimulador: estimula a pessoa a vida, a ter iniciativa das coisas, reação positiva;
- Desejador: ligado ao desejo das coisas, seja escolha de uma fruta, de um passeio e etc;
- Apatizador: função de tornar apático tudo o que foi estimulado e perdeu o controle;
- Aprazerador: em sentir prazer em tudo o que faz (não limita-se ao sexo);
- Desagragador: ela separa tudo que foi unido de forma ruim ou desequilibrada;
- Sensualizador: torna a pessoa mais atraente, ajuda auto estima;
- Abismador: fator gerado por ela e o mais temido, porque ele abre sob os pés de quem procede contra a lei um abismo sem fundo.
Médiuns e Pombagiras que fazem o mal uso de sua força, vai direto para o abismo. Por isso vamos fazer o certo para não cair em um de seus abismos.
Amigos irmãos (ãs), cuidado com o seu vazio interior, porque será nele que seus demônios interiores se alojarão e o atormentarão. E a faxina terá que ser feita.
Dia da semana: segunda-feira
Saudação: Laroye as Pombagiras
Vela: vermelha
Cozinha: morango, maça, cereja, champagne, licores, uva, pêssego, farofa de coraçãozinho (miúdos) com pimenta redondinha.
Elementos de trabalho: cigarrilhas, lenços, punhais, leques
Flores: rosas vermelhas
Campo na natureza: encruza em forma de “T”
Texto: Elaine N. Vieira