Linha Exú Mirim
Com Exu, dizia-se que “sem ele não se faz nada”. Já, com Exu Mirim, dizemos: “sem ele nem fazer nada é possível”.
O Exu Mirim tem grande importância e função nos trabalhos da Umbanda. Sua função é a de fazer regredir todos os espíritos que atentam contra os princípios da vida e contra a paz.
As incorporações das entidades de Exus Mirins começaram a ser proibidas em muitos Centros, devido ao mal comportamento dos seus médiuns e não pelo comportamento da entidade. Pois a linha da Esquerda refletem o inconsciente de seus médiuns (são nossos refletores naturais), e os mesmos aproveitam essa linha para extravasarem seus desejos.
Trabalhar com essa linha (Esquerda) é preciso tomar muito cuidado, o cuidado maior é com a ética do médium, seu interior. Faz-se necessário uma boa disciplina e estudo, pois eles não necessariamente vem xingando tanto, falando alto ou brigando.
Por esse comportamentos criou-se um arquétipo errôneo sobre essa linha de trabalho tão necessária.
Os Exus Mirins não são espíritos humanos, são seres encantados de outra dimensão, assim como os Erês. E usam nomes no diminutivo, tais como: Exu Mirim Foguinho / Sete Porteirinhas / Covinhas / Cobrinha / Brazinha / Risadinha, entre outros.
São naturalmente irrequietos e curiosos, mas nunca mal educados. Gostam de beber bebidas agradáveis ao paladar dos seus médiuns, sejam elas alcoólicas ou não. Apreciam frutas ácidas e doces duros.
Quando Exu Mirim é ativado pela Lei Maior e pela Justiça Divina, ou tudo volta ao eixo ou tudo regride à estaca zero. Pra eles não existem dois pesos e duas medidas, e o que conta não são os fatos em si, mas sim as intenções por trás deles. A ele, nenhuma intenção escapa e ele “sabe” que por trás de todo ato concreto houve uma ou várias intenções estimulando a concretização dele.
O que acontece em toda linha da Esquerda: toda vez que o médium os ativa (exu mirim, exu ou pomba gira) para prejudicar os seus desafetos, os mesmos enfraquecem automaticamente, e essa atitude errada do médium atrasa não só sua evolução, mas como das entidades da Esquerda. Por isso, venho alertar, que todo cuidado é pouco, e o que pensamos Exu Mirim já sabe, pois ele trabalha com as intenções das pessoas. Por isso, mais uma vez, CUIDADO.
Seu trabalho se faz muito necessário nos Terreiros, vamos resgatar os Exus Mirins da Umbanda e libertá-los do falso arquétipo que mentes e consciências distorcidas criaram para eles?
Dia da semana: Segunda-feira
Vela: bicolor preta e vermelha
Saudação: “Exú é mojubá” / Laroyê Exú Mirim
Flores: cravos
Oferenda: manga / limão / laranja / uísques / licores / cinzano / pinga com mel / fígado bovino / farofa com miúdos de frango / charuto / cigarros.
Texto: médiuns Elaine V. Neves