Criar um Site Grátis Fantástico
ONLINE
1




Partilhe esta Página


Caboclos
Caboclos

Atendimento na primeira Quarta Feira do Mês

Linha dos Caboclos

 

Os Caboclos são espíritos, assim como os Pretos-Velhos de maior grau de esclarecimento espiritual. Os mesmos tiveram muitas encarnações e elevaram-se e muitos deles são escolhidos para serem Guias-Chefe dos terreiros ou de seus médiuns.

Todos os Caboclos são regidos por um Mistério Maior que pertence ao Trono do Conhecimento (Regência do Orixá Oxóssi). Mas existem Caboclos (ou Caboclas) de todos os outros Orixás.

Os espíritos que se apresentam na Umbanda como Caboclos assumem a forma plasmada de "índios" em homenagem aos povos nativos do Brasil e de outras regiões do globo, que nutriam uma forte relação de amor e de respeito à Natureza. Nem todo Caboclo foi, necessariamente, um indígena. Portanto, os espíritos que atuam na Umbanda como Caboclos têm origens culturais e religiosas diversas, e nem todos foram indígenas (assim como nem todo Preto-Velho foi um Negro escravizado).

A presença dos Caboclos nas Giras de Umbanda nos leva a refletir sobre a importância do meio natural que nos acolheu e nos ajuda a compreender que somos parte da Criação Divina e, por isso mesmo, precisamos viver em harmonia com o Todo. Eles são um exemplo de forma de vida simples, natural, livre de preconceitos e artifícios, de arrogância e de vaidade. Sua atuação junto de nós é libertadora, própria daqueles que evoluíram.

Os Caboclos manipulam ervas de todos os Orixás porque têm essa autorização e conhecimento. Existem falanges de doutrinadores, de guerreiros, de “feiticeiros” (isto é, que atuam mais fortemente na quebra de magias negativas), de curadores, de justiceiros etc.

São grandes doutrinadores e disciplinadores, são muito atuantes na orientação de sessões de desenvolvimento mediúnico. Também atuam nas desobsessões, na solução de problemas psíquicos e materiais, na quebra de demandas, entre outros trabalhos espirituais de Umbanda, utilizando vários recursos magísticos nos quais são iniciados. Não ostentam conhecimentos, colocam-nos em prática!

Seus assobios e brados  assemelham-se a mantras, cada Caboclo emite um som, de acordo com o trabalho que vai realizar, criando condições que facilitem a incorporação e liberando bloqueios energéticos dos médiuns e consulentes.

Salve todos os caboclos e caboclas de toda nação e que eles os conduza a uma vida de conhecimentos e simplicidade.

Saudação: Okê Aro

Vela: verde / ou do orixá que o rege

Dia da semana: quinta-feira

Ponto de força: nas matas

Oferendas: milho verde cozido / todas frutas / amendoim / ervas frescas / abóbora / feijão branco, fradinho / grão bico / ervilhas / cerveja branca e escura / vinho tinto / suco de frutas / todas as flores e plantas.

 Fonte: Texto da Médium Elaine V. NevesImagem dos caboclos

Imagem retirado do blog Cantinho da Umbanda