Linha dos Baianos
Atendimento todas as 2º Quartas Feiras do Mês
Durante muitos anos a linha dos baianos foi renegada e os trabalhos feitos com ela eram vistos com restrições. Dizia-se que por não ser uma linha diretamente ligada às principais, era inexistente, formada por espíritos zombeteiros e mistificadores. Até piadas foram criadas com essa linha, diziam que agora teríamos na Umbanda linhas como de sergipano, nordestinos e etc., mas esquece-se que a Bahia é o celeiro dos Orixás e necessária à Umbanda. (na Bahia muitas casas não trabalham com essa linhas, por ali já ter essa energia)
Mas aos poucos eles foram chegando e tomando conta do espaço que lhes foi dado pelo astral e que souberam aproveitar de forma exemplar.
A sua regente é a nossa amada mãe Yansã, porém existem baianos e baianas de todos Orixás.
De um modo geral, os baianos são tidos como pessoas alegres e teimosas em afirmar sua identidade cultural. Os baianos, entretanto, pouco presentes na literatura científica, são guias que mesclam características da direita e da esquerda, nas giras ele se apresenta com forte traço regionalista, principalmente em seu modo de falar cantado, diferente, eles são “do tipo que não levam desaforo pra casa”, possuem uma capacidade de ouvir e aconselhar, conversando bastante, são carinhosos e passam segurança ao consulente que tem fé.
São os Espíritos responsáveis pela “esperteza” do homem em sua jornada terrena. No desenvolvimento de suas giras, os baianos trazem como mensagem a forma e o saber lidar com as adversidades de nosso dia-a-dia, com a alegria, a flexibilidade, a magia e a brincadeira sadia.
Os baianos representa a força do fragilizado, o que sofreu e aprendeu na "escola da vida" e, portanto, pode ajudar as pessoas.
Atualmente já temos o conhecimento de que fazem parte de uma sub-linha e nessa designação podem vir utilizando um trânsito muito bom pelos caminhos de exu, podendo trabalhar na esquerda a qualquer momento em que se torne necessário.
Sua atuação de trabalho é desmanchar demanda ou mesmo sérios trabalhos em que a magia negra esteja envolvida e benzimentos (são portadores de orações e rezas). Com eles conseguimos resultados surpreendentes, eles trazem muita paz, passando perseverança, para vencermos as dificuldades de nossa jornada terrena.
Vale ainda lembrar que nem todos os baianos que vêm à terra realmente o foram em suas vidas passadas, esses espíritos agruparam-se por afinidades fluídicas e dentre eles há múltiplas naturalidades.
A gira de Baianos nada mais é do que a alegria de um povo que foi e é sofrido, mas que não perde a esperança por possuir uma fé inabalável e uma experiência em lidar com problemas que fazem os nossos parecerem brincadeira.
Dia da semana: terça-feira
Vela: na cor do Orixá Regente
Saudação: “Salve o grande Cruzeiro da Bahia meu Pai” / “Salve a Bahia meu Pai”
Cozinha: cocada / farofa com carne seca / batida de coco / água de coco / cachaça / caju / carambola / abacaxi / acarajé / caruru / vatapá / feijão fradinho / moqueca de peixes etc.
Fumam: cigarro de palha e/ou Charuto.
Flores: palmas vermelhas e amarelas / girassol / rosas / cravos e gérberas.
Fonte texto: Médium Elaine Neves
Imagem:Site Aldeia.org