Criar um Site Grátis Fantástico
ONLINE
1




Partilhe esta Página


Exus na Umbanda
Exus na Umbanda

Linha de Exú na Umbanda

 Atendimento todas quarta 4ª Feira do Mês

Exú está em tudo na criação, ele é o “segurança da festa”. Ele está em todos os campos dos Orixás, ou seja, existe Exú de Ogum, de Xangô, de Oxalá, de Oxum e etc., para cada coisa existe um Exú tomando conta.

Essa linha de trabalho é a mais humana dos mistérios da Umbanda.

Eles assimilam. tudo o que seu médium vibra, reflete em si a natureza emotiva, por meio da qual ele se manifesta quando incorporado.

Negativamente temos:

-       Médiuns infiéis – Exús falsos

-       Médiuns soberbos – Exús prepotentes

-       Médiuns chulos – Exús desbocados

-       Médiuns invejosos – Exús egoístas

Positivamente temos:

-       Médiuns generosos – Exús prestativos

-       Médiuns bondosos – Exús discretos

-       Médiuns caridosos – Exús desinteressados

-       Médiuns compenetrados – Exús rigorosos

-       Médiuns estudiosos – Exús sábios

Possuem o fator vitalizador e transformador. Sua natureza é dual, sendo, instintivo e a outra parte emotiva; uma é movida por suas necessidades e a outra, por seus interesses.

Exú enquanto linha da “Esquerda” da Umbanda, incorpora nos seus médiuns e dá consultas gratuitas a quem se dispuser a falar com ele, aconselhando, orientando, defendendo, ajudando a superar dificuldades materiais ou espirituais, familiares ou de trabalho, etc., mas sempre a partir de um senso de oportunidade da situação e de seu entendimento pessoal de como deve proceder para responder a quem solicitou (por isso se faz necessário o estudo).

Porém para realização de alguns trabalhos, faz-se a oferenda, na qual o Exú lhe passará os elementos que irá compor a mesma. A energia desses elementos solicitados para oferenda, tanto beneficiaram o Exú, quanto ajudaram na resolução do problema em questão (sobre oferendas, abordaremos esse tema em outro texto).

Um dos seus campos naturais é a sexualidade. No entanto ele vitaliza, quanto desvitaliza todos os sete sentidos capitais do Ser.

Os médiuns ao incorporar Exú sentem-se vitalizados, fortes mesmo. Porém, o médium não tem sua sexualidade alterada em função da incorporação, pois a maior vitalização se dá no seu mental e no reequilíbrio do seu emocional, assim como no fortalecimento dos seus corpos físicos e energéticos.

Exú e Pombagira formam um par natural. Enquanto um gera o fator “vitalizador” o outro gera o fator “desejo”, iniciativa. Com isso ressaltado, fica fácil entender que Exú só atua sobre alguém, caso um “desejo”, exterior a ele, o ative.

Vimos que Exú reflete o seu médium e tem característica dual. Ou seja, pode ocorrer que o seu médium o alimente com raivas, magoas e use-o para fazer o mau. Ou a assistência pedir o mau de alguém. Vejamos esta questão:

Quando solicitado para fazer o mau, o Exú o faz, pois seu médium foi alimentando-o com essa energia ruim, no qual gera uma confusão mental, uma distorção. Com isso pode, facilmente, tomar o errado pelo certo, o torto pelo reto. Porém Exú tem o fator “punidor”, e quando o mesmo vê que está encrencado ele ativa esse fator contra quem o evocou, num retorno violento que pode arruinar a vida de quem o ativou.

Em casa de Lei (terreiros que estão dentro da doutrina da Umbanda), essa percepção do errado é mais rápida, pois existe os Exús de Lei da casa no qual agem sobre o que está errado. E temos também a questão do desenvolvimento, no qual tanto essa linha quanto o seu médium estão em processo doutrinação com as regras da casa.

Que fique claro que, Exú não gera em si a inimizade, o ódio ou a repulsa, isso são coisas do intimo de seus médiuns.

Eles sabem portar-se diante dos Orixás, das Entidades, seres de Luz e dirigentes espirituais, não desrespeitam quem os acolhe com respeito e cordialidade, e vão logo oferecendo-se para ajudá-los com seus mistérios.

Eles não precisam ser mal educados, chulos e grosseiros para se ter o respeito de ninguém e muito menos, mostrar com arrogância que são poderosos e perigosos. Seu respeito e seu valor vem de seu trabalho árduo, para manter a Lei Divina.

Os médiuns sim, que tem a necessidade da “valorização”, o famoso “chamar a atenção”, expondo o que é de ruim em seu íntimo, passando pelo ridículo para se ter uma falsa ideia de respeito e denegrindo assim a imagem dessa linha tão importante em nossas vidas.

Importante ressaltar que, a linha da Esquerda depende da nossa evolução para evoluírem. Por isso, é de suma importância o estudo, a leitura e o desenvolvimento dos médiuns. Para que sejam um instrumento de caridade e amor, e que seus guias possam evoluírem junto à vocês.

Tenhamos esse companheiros sempre ao nosso lado (esquerdo) e não como inimigos.

 

Salve suas forças e sua proteção.

Larôye

Dia da semana: sexta-feira

Saudação: “Larôye Exú” / “Exú é Mojuba”

Vela: preta

Cozinha: limão, banana, kiwie, pinga, whisky , farofa com azeite de dendê, miúdos, cebola e pimenta vermelha dedo de moça.

Elementos de trabalho: Charutos e cigarros, capa, chapéu, tridente e cedro.

Flores: cravo

Campo na natureza: encruzilhada em X ou quatro pontas, cemitério.

Obs: Utilizamos a sexta feira como dia de Exu lembrando ou considerando que na sexta feira Santa, antecedendo o Sabado de Aleluia a partir das 15:00 os Exus começaram uma batalha contra o Mal que dura até hoje....Exu

 Fonte: Texto Médium elaine Neves

Fotos: Baixarmusicasonline.com